ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 21 de maio de 2024

ARARIPINA - NESTE SÁBADO 25/05 TEM BINGO FEST NO BAR DO IVANO NA SERRA DO CAVACO


TRINDADE - PM PRENDE TORNEIRO MECÂNICO POR POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO NO CENTRO


Policiais militares da 9ªCIPM, receberam informações por volta das 12:51 de ontem, segunda-feira 20/05, que em uma tornearia da cidade de Trindade, mais precisamente na Rua Vinte e Cinco de Abril, área central da cidade, havia um funcionário que estava consertando uma arma de fogo (possivelmente um revólver cal.38).

Ao localizar a tornearia e identificar o funcionário, o mesmo afirmou estar sob posse de um revólver e indicou a sua residência onde estaria, franqueando a passagem ao interior da residência e indicando o local onde o revólver estava, momento em que o efetivo colheu o revólver e o levou para a DPC local, bem como o indivíduo envolvido também para serem adotadas as medidas legais cabíveis. Conforme BOPM nº2024052012473807324.

MATERIAIS APRENDIDOS: 01 Revólver Taurus cal.38. RESULTADO DA OCORRÊNCIA: 01 Auto de Prisão em Flagrante Delito. DISQUE DENÚNCIA: (87) 9 8835-2262.

Por Fredson Paiva

Fonte/ Foto – Polícia Militar de Pernambuco/ 9ª CIPM/ Araripina

QUALIFICA PE - GOVERNO LANÇA PROGRAMA COM MAIS DE 25 MIL VAGAS PARA CURSOS PROFISSIONALIZANTES EM TODO ESTADO


Com o objetivo de ampliar a oferta de qualificação profissional e empreendedora no Estado de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra lançou, nesta segunda-feira (20), no auditório do Cais do Sertão, no Recife, o programa Qualifica PE. A iniciativa se divide nas modalidades Qualifica Trabalho, com abertura de 15 mil vagas de formação profissional até dezembro de 2024, e Qualifica Empreendedor, com nove mil vagas de qualificação empreendedora até 2025. Os cursos oferecidos serão executados por entidades do Sistema S (Senai, Senac e Sebrae). A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas por meio do site www.sedepe.pe.gov.br, a partir de hoje. As primeiras aulas terão início a partir de 3 de junho. Somente nos primeiros três meses deste ano, Pernambuco gerou 5.709 empregos, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Durante a cerimônia de lançamento, a gestora assinou a ordem de serviço dando início ao programa e destacou a geração de mais oportunidades aos pernambucanos. “Lançamos hoje o Qualifica PE para garantir a qualificação profissional no Estado inteiro. O importante é que a oferta nos municípios irá seguir a vocação econômica de cada região de desenvolvimento, garantindo que estes cursos ocorram de maneira descentralizada. Agradeço a parceria com o Sistema S, através do Senac, Sebrae e Senai. É um investimento de R$ 5 milhões do Governo do Estado nesta primeira fase para que possamos fazer Pernambuco voltar a crescer sem deixar ninguém para trás, dando a oportunidade de emprego e renda para nossa gente", ressaltou Raquel Lyra.

A secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Amanda Aires, afirmou que mais de 120 municípios serão atendidos até o fim de 2025. “Este é um amplo processo de qualificação profissional e empreendedora. A expectativa é contemplar mais de 15 mil vagas somente neste primeiro trimestre, com mais de 500 turmas em 53 municípios. O objetivo é qualificar as pessoas para que possam estar inseridas de forma mais rápida no mercado de trabalho. Por outro lado, qualificamos os empreendedores, para que possam empreender de maneira sustentável e longínqua”, explicou.

A proposta é alcançar cerca de 25 mil beneficiários, nas 12 regiões de desenvolvimento do Estado. "Vejo todas as ações do Governo Estadual chegando, verdadeiramente, ao Interior de Pernambuco e demais regiões. E o Qualifica PE não será diferente, oferecendo mais oportunidades para nossa população e desenvolvendo as diferentes cadeias produtivas", pontuou a deputada estadual, Débora Almeida.

As ações de qualificação profissional e empreendedora previstas no programa contemplam conteúdos voltados para os segmentos de Comércio e Serviços, Indústria e Micro e Pequenas Empresas. "O Qualifica PE se une com entidades que já têm credibilidade no mercado de trabalho, oferecendo, sobretudo aos jovens, a oportunidade de iniciar uma carreira. Estamos juntos para unir forças, comprometidos em oferecer formação técnica de qualidade", afirmou a superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego de Pernambuco, Patrícia Anjos.

As formações serão ministradas por entidades integrantes do Sistema S: Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). "O Sebrae e o Governo do Estado têm em comum o objetivo de tirar da informalidade grande parte da população de Pernambuco, gerando mais desenvolvimento e oportunidades para todos", disse o presidente do Sebrae, Murilo Guerra.

Para o diretor regional do Senac, Regivan Dantas, a experiência da entidade irá contribuir com a iniciativa. "É muito gratificante participar de um programa como esse. Temos quase 80 anos de experiência em qualificação com um modelo já conhecido, oferecendo maior unicidade nas formações. Parabenizo a governadora por essa importante parceria", disse. "O Senai terá atuação no programa em 43 municípios pernambucanos. O Qualifica PE é uma importante ação para descentralizar as oportunidades de emprego", acrescentou a diretora regional do Senai Pernambuco, Camila Barreto.

Na modalidade Qualifica PE Trabalho, serão oferecidas 5.800 vagas de qualificação profissional, em um primeiro bloco, a partir deste mês de maio. Nesta fase, as aulas serão ministradas em 44 municípios pernambucanos, em espaços da entidade formadora, escolas públicas ou carretas móveis. Até o fim de 2024, está prevista a implementação de um segundo bloco, com cerca de 10 mil novas vagas.

Os cursos previstos terão duração variável entre 20 e 80 horas/aula, abordando as seguintes áreas: artes, alimentos, automotiva, beleza, comércio, construção civil, eventos, energia GTD - geração, gastronomia, gestão, hospedagem, logística, moda, madeira e mobiliário, mecânica / metalmecânica, produção de alimentos, refrigeração e climatização, saúde, segurança do trabalho, soldagem, tecnologia da informação, telecomunicações, transmissão e distribuição, turismo e vestuário.

Por sua vez, a categoria Qualifica PE Empreendedorismo é voltada para os micro e pequenos negócios e disponibilizará 9.350 vagas de qualificação empreendedora para o período de maio de 2024 a abril de 2025. Com carga horária total de cerca de 2 mil horas/aula, serão abertas 374 turmas, em uma programação composta por 134 palestras, 182 oficinas, 38 rodas de conversa e 20 cursos.

Os conteúdos previstos contemplarão temáticas como: empreendedorismo, finanças, gestão, relacionamento com o cliente, vendas, e-commerce, estratégias digitais, marketing digital, formalização de negócios e microcrédito orientado. As aulas serão ministradas em 25 municípios pernambucanos, em espaços da entidade formadora, escolas públicas ou carretas móveis.

Estiveram presentes no evento os secretários Diogo Bezerra (Mobilidade e Infraestrutura), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas), Mariana Melo (Mulher), Paulo Paes (Administração Penitenciária e Ressocialização), Ismênio Bezerra (Criança e Juventude), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Fernando Holanda (Assessoria Especial e Relações Internacionais), Joana Figueirêdo (interina de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à violência) e Luciano Leonidio (executivo de Esportes). André Teixeira, diretor-Presidente da Adepe; Ricardo Essinger, presidente da FIEPE; Bruno Veloso, presidente eleito da FIEPE, e Fausto Pontual, presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Pernambuco, também participaram.

Foto: Hesíodo Góes/Secom

OURICURI - ENFERMEIRO É ENCONTRADO MORTO EM MINA DE GESSO NA DIVISA COM TRINDADE


O enfermeiro José Filho, de aproximadamente 30 anos, o qual estava desaparecido desde a noite do último sábado 18/05, e residia em Ipubi, foi encontrado morto em uma mina de gesso no Sítio Baixa Velha, entre os municípios de Trindade e Ouricuri, mais precisamente no município de Ouricuri, na manhã de ontem, segunda-feira 20/05. Ele teria sido visto pela última vez na Praça Nilza Lins, área central de Ipubi.

Segundo a polícia o corpo foi encontrado por funcionários da empresa quando os mesmos chegaram na manhã de ontem para trabalhar. A polícia militar foi acionada e isolou o local até a chegada do Instituto de Criminalística da polícia civil, a qual realizou a perícia preliminar e removeu o corpo ao IML de Petrolina. O caso foi registrado como morte a esclarecer e está sendo investigado.

Por Fredson Paiva

Fonte – Polícia Militar de Pernambuco/ 9ª CIPM/ Araripina

Foto – Reprodução Internet

ISENÇÃO - GOVERNO ZERA IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO DE ARROZ ATÉ DEZEMBRO


Em reunião extraordinária, realizada nesta segunda-feira (20/5), o Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou a proposta para zerar o imposto de importação de três tipos de arroz para evitar que a oferta nacional do produto seja comprometida pelas enchentes no Rio Grande do Sul, responsável por cerca de 70% da produção nacional.

Dois tipos de arroz não parboilizados e um tipo polido foram incluídos na Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum (Letec). A isenção, que tem prazo de validade até 31 de dezembro, atende um pedido do Ministério da Agricultura e Pecuária e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Segundo o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, a ação do governo visa garantir a segurança alimentar. “Ao zerar as tarifas, buscamos evitar problemas de desabastecimento ou de aumento do preço do produto no Brasil, por causa da redução de oferta”, disse.

Em nota, a pasta informou que vai monitorar a situação para reavaliação do período de vigência, caso necessário. Atualmente, a maior parte das importações de arroz no Brasil são do Mercosul, nas quais a alíquota já é de 0%.

“Mas há potencial para importação de outras origens, como da Tailândia. Em 2024, até abril, as compras de arroz da Tailândia já representam 18,2% do total importado”, apontou. As informações são do Correio Braziliense.

segunda-feira, 20 de maio de 2024

OPERAÇÃO - FORAGIDO DA JUSTIÇA DE OURICURI É PRESO EM OPERAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL EM SALVADOR-BA


Na manhã desta segunda-feira 20/05, por volta das 06:00 hs, equipes do DEIC da Bahia, através da Coordenação de Operações, em ação conjunta com a Polícia Civil do Estado de Pernambuco, deram cumprimento o Mandado de Prisão expedido em desfavor do nacional identificado como G.A.S.J. segundo a polícia o citado possuía em seu desfavor a ordem expedida pela Vara Criminal da Comarca de Ouricuri-PE.

Após ações de inteligência e diligências de campo, foi verificado que o mesmo encontrava-se homiziado no Bairro de São Caetano, capital baiana, em local conflagrado pela presença de facções criminosas, sendo realizada operação pra prisão do mesmo.

Segundo a Delegada Seccional Dra. Katianna Muniz, Gestora da 24ª DESEC de Araripina, a Polícia Civil da Bahia e de Pernambuco seguem integrada com forças de segurança de outros estados objetivando localizar indivíduos que estejam foragidos em território baiano e pernambucano.

Por Fredson Paiva

Fonte – DEIC-BA e Polícia Civil de Pernambuco/ 24ª DESEC/ Araripina

ARARIPINA - MOTORISTA MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE DE TRÂNSITO NA PE-585


Um acidente de trânsito com vítima fatal foi registrado por volta das 21:56 de ontem, domingo 19/05, na PE-585, altura da Serra do Jardim, zona rural de Araripina, tendo como vítima o motorista Antônio Carlos Ramalho Oliveira, o Carlinhos, de 59 anos, foto acima. Segundo informações a vítima conduzia uma moto quando possivelmente perdeu o controle e caiu, indo a óbito no local do sinistro.

A polícia militar foi acionada para dar apoio ao corpo de bombeiros, mas no local as equipes apenas atestaram o óbito da vítima. Carlinhos como era conhecido, trabalhou muitos anos como motorista de transporte alternativo de passageiros e o ponto que ele ficava era em frente do antigo Bar Recanto no Centro de Araripina.

A polícia civil através do Instituto de Criminalística foi ao local e após perícia preliminar liberou o corpo para os familiares. O caso foi registrado na DPC e um Inquérito Policial foi instaurado para apurar o fato.

Por Fredson Paiva

Fonte – Polícia Militar de Pernambuco/ 9ª CIPM/ Araripina

Foto – Reprodução Internet

ALEPE - DEPUTADA SOCORRO PIMENTEL REPERCUTE ENFRENTAMENTO AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES


Durante a Reunião Plenária desta segunda-feira (20), a deputada Socorro Pimentel (UB) ocupou a tribuna da Alepe para defender o enfrentamento à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes.

“A cada hora, três crianças, em sua maioria entre 1 a 5 anos, são abusadas no Brasil. As consequências dessa violência são devastadoras, afetando não apenas o corpo, mas também a mente e a alma das crianças. Desde problemas de saúde física até traumas emocionais, muitas vezes incuráveis, o abuso infantil lança uma sombra sobre o desenvolvimento e o bem-estar das vítimas”, disse.

A parlamentar defendeu iniciativas que intensifiquem o combate a este tipo de crime e pediu mais rigor na condenação dos abusadores. “A nossa luta deve priorizar a garantia que tal crime se torne imprescritível, em razão da subnotificação e da denúncia tardia, que ainda são altas para casos de abuso sexual de menores. E não é só isso, a pena para o abuso infantil é a reclusão de 4 a 8 anos e multa, precisamos avaliar se essa pena é suficiente para a gravidade do crime cometido”, alertou.

Em sua fala, Socorro Pimentel lembrou ainda a lei de sua autoria, que veda a contratação de mão de obra, por terceirizadas vinculadas ao serviço público, em que haja trabalhadores condenados por crime de estupro ou qualquer crime sexual contra vulnerável, dentre outras práticas delituosas.

“Devemos fortalecer ainda mais as nossas leis para garantir que os culpados sejam responsabilizados e punidos de forma adequada. Devemos investir em políticas e programas que protejam e forneçam apoio às vítimas de violência. E, acima de tudo, devemos educar e conscientizar a sociedade sobre a gravidade desse problema e sobre a importância de denunciar qualquer suspeita de abuso infantil”, finalizou a deputada.

Da ASCOM

ARARIPINA - POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM NO CENTRO POR IMPORTUNAÇÃO SEXUAL


Na manhã da última quinta-feira 16/05, os investigadores da Delegacia de Araripina, sob o comando do Delegado Dr. João Vaz Gadelha Aguiar, supervisionados pela Delegada Seccional Dra. Katyanna Muniz, prenderam em flagrante delito um comerciante, de 65 anos, após uma adolescente, acompanhado de seus familiares e do Conselho Tutelar, ter comparecido e denunciado que fora vítima de Importunação Sexual na manhã do mesmo dia, por volta das 07:00, nas proximidades do Canal São Pedro, área central de Araripina.

Segundo a polícia a adolescente em questão, após escuta especializada, narrou que esperava um ônibus para ir à escola, quando foi abordada pelo homem, o qual teria "puxado conversa" e em dado momento importunou sexualmente. Diante dos fatos a ocorrência foi apresentada ao delegado que lavrou o flagrante. O conduzido encontra-se recolhido no xadrez da delegacia à disposição do TJPE para audiência de custódia.

Segundo a Delegada Seccional Dra. Katianna Muniz, Gestora da 24ª DESEC, e o Dr. João Vaz Gadelha, delegado municipal, titular da 200ª Circunscrição, essa ação contou com a participação dos investigadores Allonso Bernardes, Edinaldo José, e das escrivãs Débora Modesto e Aryanne Siqueira, e policiais da Delegacia de Araripina-PE, no sentido de dar uma pronta resposta ao crime perpetrado.

Por Fredson Paiva

Fonte – Polícia Civil de Pernambuco/ 24ª DESEC/ Araripina

Foto – Fredson Paiva

PIAUÍ - PAÍSES VÃO DISCUTIR SUGESTÕES PARA COMBATE À FOME NO MUNDO


Começou nesta segunda-feira (20) o encontro preparatório do G20 Social para a cúpula que reúne as maiores economias do mundo, que ocorrerá em novembro, no Rio de Janeiro. O evento vai até o dia 24, em Teresina, e reúne 54 delegações de países e organizações internacionais envolvidas na construção de uma agenda até 2030 para o combate à fome e à pobreza extrema.

Na abertura do evento, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, explicou que o foco da reunião é a retirada do mapa da fome de mais de 730 milhões de pessoas em todo o mundo que não têm condições de realizar três refeições diárias.

“O objetivo é que cada país faça a sua parte, indicando as experiências do mundo consideradas eficientes, que vão compor uma cesta de alternativas para que países mais desenvolvidos possam dar as mãos aos países mais pobres", disse Wellington Dias.

Ao final do evento, será divulgado um documento com as sugestões e contribuições para o combate à fome e à pobreza extrema.

"Abrimos hoje com a escuta de lideranças sociais que trabalham nessa temática. Teremos, ao final, um relatório que será entregue à delegação brasileira, a quem caberá extrair as propostas que possam servir de base para aprovação e encaminhamento ao fórum do G20. O desejo é sair de Teresina com o entendimento técnico para produzir os termos da aliança global contra a fome e a pobreza", acrescentou Wellington Dias.

A inclusão do tema é uma iniciativa da presidência brasileira do G20 e visa o compromisso de reverter o retrocesso no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de erradicação da pobreza e de fome zero e agricultura sustentável.

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, destacou que o debate faz parte da iniciativa do governo brasileiro de inserir nas discussões do G20 temáticas ligadas à promoção de direitos humanos e preservação do meio ambiente.

"O G20 tem duas grandes trilhas, a geopolítica, coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores, e a trilha econômica, coordenada pelo ministro [da Fazenda] Fernando Haddad. O presidente Lula, ao assumir a presidência do G20, criou uma terceira trilha. Com ineditismo, o G20 Social proporciona a inclusão da sociedade civil organizada para debater as políticas que serão decididas no G20, que são os receptores dessas políticas públicas a serem definidas", disse.

A conclusão dos trabalhos do G20 Social será apresentada durante a Cúpula Social, nos dias 15, 16 e 17 de novembro. Na sequência, haverá a Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro, com a presença das lideranças dos 19 países membros, mais a União Africana e a União Europeia.

De acordo com o calendário divulgado pelo governo brasileiro, até a realização da cúpula serão realizados mais de 120 eventos distribuídos ao longo do ano em diversas cidades do país. O cronograma inclui 93 reuniões técnicas, 26 videoconferências, dez encontros de vice-ministros e 23 reuniões ministeriais.

Fonte - Agência Brasil

ARARIPINA - POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM COM DROGAS E ARMAS NA VILA SERRÂNEA


Policiais militares da 9ª CIPM, por volta das 17:30 de ontem, domingo 19/05, após receberem inúmeras denúncias de tráfico de drogas, e que um indivíduo de apelido “Pilantra” estaria aterrorizando moradores da Vila Serrânea, zona rural de Araripina, andando armado e ameaçando os populares, se deslocaram até o local para verificar tal denúncia, ao se aproximar do local informado, mais precisamente na Rua-05, altura do nº 32, visualizaram o indivíduo próximo da residência.

Os policiais ao tentar abordá-lo, o mesmo empreendeu fuga para dentro da casa, saindo pelos fundos, pulando os telhados e sendo acompanhado e imobilizado pelo efetivo da PM. Ao verificar o local da fuga foi localizada uma sacola com um revólver calibre 32, balança e entorpecentes. Após busca mais detalhada foi localizada no interior do sofá, uma arma de fogo calibre 12. Diante dos fatos, o imputado, juntamente com os materiais foram conduzidos à DPC local para serem tomadas as providências cabíveis. Conforme BOEPM. M-2024051919132896249.

RESULTADO DA OCORRÊNCIA: Auto de Prisão em Flagrante Delito. MATERIAL APREENDIDO: 01- REVÓLVER CAL .32, 01- ESPINGARDA CAL .12, 02-MUNIÇÕES CAL.12, 01- MUNIÇÃO CAL.44, 59- GRAMAS DE MACONHA, 07- GRAMAS DE CRACK, 01- BALANÇA DE PRECISÃO, 01- MOTO CG TITAN 150 PRETA, R$ 512- REIAS. DISQUE DENUNCIA: (87)9 8835-2362.

Por Fredson Paiva

Fonte/ Foto – Polícia Militar de Pernambuco/ 9ª CIPM/ Araripina

SANTA CATARINA - CHUVAS OBRIGAM 925 PESSOAS A ABANDONAR CASAS


As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina a partir da última sexta-feira (17) causaram transtornos em ao menos 24 cidades do estado. Até o fim da tarde desse domingo (19), os municípios já contabilizavam 117 pessoas desalojadas e 654 desabrigadas, totalizando 771 deslocados pelas inundações e deslizamentos, número que sobe automaticamente para 925 afetados se somados os 154 desalojados pelas chuvas em São João do Sul entre os dias 11 e 13 de maio. 

Cidade mais atingida, Rio do Sul, no Vale do Itajaí, registrava 483 desabrigados até ontem. No município, o nível do Rio Itajaí Açu atingiu 8,97 metros de profundidade, chegando a transbordar e causar enchentes em alguns bairros. No município também houve pontos de alagamento.

Segundo a Defesa Civil de Rio do Sul, o volume de chuvas que atingiu a cidade no último sábado é o maior registrado desde julho de 2016, quando foi inaugurado o sensor que mede os níveis do rio e de precipitação pluviométrica. Os estragos motivaram a prefeitura a decretar situação de emergência municipal.

“O volume que caiu foi muito acima do que se previa anteriormente, que variava entre 80 e 120 milímetros entre sexta-feira e sábado. Foram 152,2 milímetros de chuva, superando o então recorde que foi em 4 de maio de 2022, com 99,8 milímetros”, informou a Defesa Civil, em nota em que calcula que, nos últimos dias, o acumulado das chuvas chegou a 167 milímetros.

Além de Rio do Sul, outras sete cidades catarinenses que enfrentam as consequências das chuvas decretaram situação de emergência. São elas Araranguá, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Maracajá, Passo de Torres, São João do Sul e Sombrio.

Estabilização

Ao longo do domingo, a chuva foi gradualmente diminuindo nas principais áreas atingidas, mas uma massa de ar frio manteve as temperaturas baixas em boa parte de Santa Catarina. Segundo a Defesa Civil estadual, as condições devem continuar se estabilizando a partir de hoje (20), com uma moderada alta na temperatura a partir da tarde. Contudo, há risco moderado para ocorrências associadas à agitação marítima, com possíveis rajadas de vento de até 50 km/h atingindo o litoral sul e a Grande Florianópolis, deixando o mar agitado.

Amanhã (21), uma nova frente fria atinge o estado vizinho - Rio Grande do Sul - podendo causar pancadas de chuva na divisa com Santa Catarina, principalmente na região Grande Oeste.

Fonte - Agência Brasil

ARARIPINA - CELULAR QUEIXADO É APREEDIDO PELA PM NA BR-316 DURANTE A OPERAÇÃO IMPACTO INTEGRADO NAS RODOVIAS


Policiais militares da 9ª CIPM, durante OPERAÇÃO IMPACTO INTEGRADO NAS RODOVIAS, por volta das 16:30 de ontem, domingo 19/05, na BR-316, em frente ao Parque Três Vaqueiros, ao ser realizada consulta a um aparelho celular através do sistema Polícia Ágil, foi constatado que o referido aparelho encontra-se queixado. Diante dos fatos, o imputado, juntamente com o aparelho celular foram conduzidos à DPC local para serem tomadas as providências cabíveis. Conforme BOEPM M-14277719/2024. RESULTADO DA OCORRÊNCIA. TCO. MATERIAL APREENDIDO: 01 aparelho celular. DISQUE DENÚNCIA: (87)9 8835-2362.

Por Fredson Paiva

Fonte/ Foto – Polícia Militar de Pernambuco/ 9ª CIPM/ Araripina

OURICURI - V ENCONTRO DE APICULTORES E II SIMPÓSIO SOBRE ABELHAS ACONTECE DE 21 À 23 DE MAIO


Com "Colmeia Sustentável: abelhas construindo para um ecossistema resiliente", o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas (NUPEA) do IFSertãoPE Campus Ouricuri informa que estão abertas, até o dia 23 de maio, as inscrições para o V Encontro de Apicultores e Meliponicultores de Ouricuri e para o II Simpósio sobre Abelhas do Sertão do Araripe, que vão ser realizados nos dias 21, 22 e 23 de maio.

A programação dos eventos conta com diversas atividades como palestras, roda de conversa, apresentações de trabalhos científicos, visitas técnicas, exposições, entre outras. O link para inscrição e informações é https://enamo2024.ouricuri.ifsertao-pe.edu.br/

O V Encontro de Apicultores e Meliponicultores de Ouricuri e o II Simpósio sobre Abelhas do Sertão do Araripe têm organização do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertaoPE) - Campus Ouricuri (por meio do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas - NUPEA) e da ONG CAATINGA. Os eventos são gratuitos, presenciais e celebram o Dia do Apicultor (22 de maio) e o décimo aniversário do NUPEA.


ASCOM IF Sertão Campus Ouricuri

IPUBI - POLÍCIA MILITAR LOCALIZA E APREENDE CELULAR DENTRO DA CADEIA PÚBLICA


Policiais militares da 9ª CIPM, por volta das 09:36 da manhã da quinta-feira 16/05, após ter informações que na cela cinco da Cadeia Pública de Ipubi, um dos detentos teria em sua posse um celular, de pronto, foi realizada uma revista e o aparelho foi encontrado próximo ao banheiro, onde um dos detentos assumiu a posse do referido telefone.

Diante do fato, o celular foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil local, para serem realizados os esclarecimentos e procedimentos legais cabíveis. Tudo foi registrado conforme BOPM N°939414. MATERIAIS APRENDIDOS: 01 Celular de IMEI: 862615045231349. RESULTADO DA OCORRÊNCIA: ADMINISTRATIVO. DISQUE DENÚNCIA: (87) 9 8835-2262.

Por Fredson Paiva

Fonte/ Foto – Polícia Militar de Pernambuco/ 9ª CIPM/ Araripina

domingo, 19 de maio de 2024

LOTERIA - MEGA-SENA ACUMULA E SORTEIA R$ 37 MILHÕES NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA


Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 2726 da Mega-sena, sorteado na noite de sábado (18). Com isso, o prêmio estimado para o próximo concurso, na terça-feira (21) é de R$ 37 milhões. 
Os números sorteados no início da noite de ontem, em São Paulo, foram 27 - 45 - 49 - 53 0- 55 - 59.

A quina teve 48 apostas ganhadoras, e cada uma vai receber R$ 69.387. Já a quadra registrou 3.858 apostas vencedoras, e cada ganhador receberá um prêmio de R$ 1.233.

As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 5.

Fonte - Agência Brasil

TERRA NOVA - GOVERNO DE PERNAMBUCO ENTREGA IMPLANTAÇÃO E PAVIMENTAÇÃO DA PE-499 NO SERTÃO CENTRAL


Em seu terceiro compromisso da sexta-feira (17) no Sertão, a governadora Raquel Lyra entregou, no município de Terra Nova, as obras de pavimentação da PE-499. Conhecida como a Estrada da Cebola, a rodovia liga o Sertão Central ao São Francisco. Com um investimento de R$ 41,1 milhões, foi contemplado um trecho de 31,96 quilômetros, que vai do entroncamento com a BR-316, em Terra Nova, até o entroncamento com a BR-428, em Cabrobó. Mais de 45 mil pessoas serão beneficiadas.

A governadora celebrou mais uma entrega, lembrando o investimento que a gestão tem feito para recuperar a malha rodoviária do Estado. “Com essa entrega, nós somamos mais de 700 quilômetros de estrada em obras. Esse nosso esforço se dá graças aos empréstimos que conseguimos, mas também à vontade política de olhar para o Interior do Estado, que tem diversas outras demandas e ações sendo executadas pelo Governo de Pernambuco”, afirmou.

A prefeita de Terra Nova, Aline Freire, destacou que a obra vai beneficiar toda a região do Araripe. “Esta é uma entrega fundamental para o crescimento econômico do município de Terra Nova. A estrada garante o direito de ir e vir das pessoas e gera desenvolvimento para o Sertão do Araripe, por isso deve ser celebrada por nós, prefeitos da região”, comentou.

Para melhorar a trafegabilidade na PE-499, foram feitos serviços de terraplenagem, implantação da nova estrutura do pavimento com asfalto em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) e sistema de drenagem, além de sinalização horizontal e vertical. A pavimentação em CBUQ é um tipo de revestimento asfáltico que, após ser submetido a altas temperaturas, forma um material impermeável e bastante durável, capaz de resistir aos impactos provocados por veículos com cargas pesadas.

Por fim, o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Diogo Bezerra, lembrou que o Governo do Estado deu continuidade a uma obra que estava paralisada. “Essa entrega é fundamental para a interligação da BR-316 à BR-428. É uma nova via de acesso, que conseguimos dar funcionalidade à obra toda, que estava inacabada”, concluiu o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Diogo Bezerra. O secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça; e a deputada Débora Almeida também acompanharam a agenda.
PRIORIDADE - A recuperação da malha rodoviária é uma das prioridades do Governo do Estado. Ainda nesta sexta-feira (17), pouco antes de entregar a requalificação da PE-499, a governadora Raquel Lyra assinou, no município de Bodocó, no Sertão do Araripe, a ordem de serviço autorizando o reinício das obras de implantação e pavimentação da PE-560, com investimento de R$ 26 milhões. Com extensão de 14,42 km, a rodovia liga o município de Bodocó até a Vila Sipaúba. Na última terça-feira (14), foi anunciada a recuperação da PE-060, principal via de acesso ao Litoral Sul do Estado, com investimento de quase R$ 75 milhões.

Entre as ações do Governo do Estado este ano estão a assinatura da ordem de serviço que autoriza o início das obras de requalificação da PE-112, em São Joaquim do Monte (Agreste Central), a ordem de serviço da obra de pavimentação da PE-211, na cidade de Alagoinha (Agreste Central), e a entrega da restauração da PE-638, em Petrolina (Sertão do São Francisco). O investimento nessas três estradas, somado, é de R$ 78,8 milhões.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

ESTUDO - OS 5 BENEFÍCIOS DE TIRAR UM COCHILO TODOS OS DIAS E QUE VÃO MUITO ALÉM DO DESCANSO


Nos tempos das cavernas, os seres humanos seguiam um padrão de sono bifásico — um hábito de dormir em duas etapas separadas por um período de vigília. Inicialmente, quando escurecia, acendiam fogo para dormir protegidos do frio e das ameaças ao redor. Quando o fogo se apagava, era reavivado por alguém cujo sono fosse interrompido.

Mais tarde na história, na Roma antiga, o dia era dividido em 12 horas. A sexta hora era o momento do dia em que o sol batia mais forte e, para evitar o cansaço excessivo após o almoço, os romanos aproveitavam esse intervalo para tirar uma soneca. A atividade evoluiu para um hábito que se tornou essencial em certas culturas, a sesta.

Atualmente, sabe-se que os espanhóis desfrutam de uma soneca diária. Nas cidades do interior da Argentina, há uma pausa durante o dia para esse breve descanso e nas empresas de origem japonesa, há um período designado para o "hirune" (soneca da tarde), em que os funcionários dormem após o almoço.

Esses são apenas alguns exemplos de como diversas sociedades ao redor do mundo adotaram — à sua maneira — esse hábito, que persiste há séculos devido aos benefícios que proporciona.

Empresas renomadas de tecnologia e instituições acadêmicas observaram como, nas últimas décadas, os profissionais da ciência e da medicina promovem a inclusão de sonecas nos ambientes de trabalho e educação para melhorar o desempenho e a qualidade de vida dos que frequentam esseslocais.

Assim, começaram a criar espaços especialmente projetados em seus prédios para que aqueles que desejassem pudessem descansar durante o dia.

Tradição ou necessidade?

Pablo Ferrero, diretor do Instituto Ferrero de Neurologia e Sono, também conhecido como Doutor Sono, afirma que esse tipo de descanso curto é uma necessidade biológica. Segundo ele, historicamente, isso surgiu como resultado da incompatibilidade de realizar atividades cotidianas em locais com altas temperaturas.

— Se alguém quisesse sair para caçar, cultivar ou colher, isso era quase impossível com o sol do meio-dia — explica.

Com isso, as pessoas interrompiam suas atividades e buscavam intuitivamente a sombra não apenas para esfriar o corpo, mas também para regular o sistema cardíaco e retomar as atividades depois.

Daniel Pérez Chada, diretor da Clínica do Sono do Hospital Universitário Austral (HUA) e professor adjunto de medicina na mesma instituição, explica que, enquanto você dorme, sua pressão arterial cai e sua frequência cardíaca diminui.

— Está mais do que comprovado que as sonecas curtas são benéficas para a saúde em geral — afirma.

Um grupo de pesquisadores suíços, em um estudo publicado no British Heart Journal, descobriu que tirar uma soneca pelo menos uma ou duas vezes por semana reduzia o risco de ataque cardíaco nos participantes observados. No final do estudo, os pesquisadores concluíram que esse tipo de descanso auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e do cardiovascular.

Leia também




Quando os computadores Mac entram modo de repouso, a função "power nap" é ativada, atualizando as informações de todas as atividades recentes. Uma função semelhante ocorre nos seres humanos.

De acordo com Arturo Garay, chefe da Unidade de Medicina do Sono da Cemic, a "power nap" — ou soneca curta — é um termo que surge de estudos que indicam que uma soneca breve de até 30 minutos tem um efeito restaurador no cérebro e melhora o estado de alerta.

Em populações com privação crônica de sono, como as atuais, Garay observa que fazer um breve descanso durante o dia ajuda a reduzir a fadiga, promove estados de relaxamento, diminui os níveis de estresse, melhora o desempenho visuomotor (tempo de reação) e a memória.

Não cair no círculo vicioso
Pesquisadores da Nasa descobriram que tirar cochilos de 30 minutos no espaço teve um efeito restaurador nos astronautas, apesar dos distúrbios endógenos e ambientais do sono que os impedem de descansar adequadamente.

— Todas as células do corpo usam o ATP (adenosina trifosfato), que é a molécula portadora de energia primária para todas as formas de vida. O cérebro percebe que quanto mais adenosina livre há, mais energia foi usada — esclarece Ferrero.

Além disso, ele relata que, quando alguém tira um cochilo, ocorre uma “lavagem cerebral” impulsionada pelo sistema glinfático — a via de limpeza de resíduos do sistema nervoso central — que é responsável pela remoção de todas as impurezas circulantes, inclusive a adenosina.

— Quando você dorme, o sistema glinfático entra em ação, remove a adenosina e a sensação de sono desaparece. No entanto, isso é bom se você dormiu bem durante a noite, porque se você tirar uma soneca durante o dia e entrar em sono profundo, à noite você não terá a quantidade necessária de adenosina para sentir sono — informa Ferrero.

Isso acaba gerando um círculo vicioso em que a pessoa vai para a cama mais tarde, fica mais sonolenta no dia seguinte e, se tirar um cochilo, provavelmente ultrapassará a indicação profissional de 25 minutos.

— Quanto mais curta, melhor. Devemos garantir que a soneca 'lave' um pouco a adenosina livre no cérebro, mas sem induzir a pessoa às fases de sono profundo — aconselha.

Em relação à curta duração, Garay acredita que é essencial explicar o efeito de sonolência ou fadiga que alguns dorminhocos têm ao acordar.

— Mais da metade das pessoas que tiram sonecas curtas apresentam, ao acordar, um estado de sonolência que resulta em dormir mais de 30 minutos e entrar em sono profundo — diz. Um dado significativo revelado é que quando as sonecas são muito prolongadas (de 2 a 4 horas), o risco de patologias, particularmente cardiovasculares, aumenta.

Ele também destaca que quando os cochilos são muito longos, o risco de patologias, principalmente as cardiovasculares, aumenta.

As sonecas a que os profissionais se referem são as pós-almoço, ou seja, aquelas que ocorrem após o horário do almoço. Idealmente, sugere-se que sejam realizadas entre as 13h e as 17h.

Ferrero considera que o melhor momento fisiológico para isso é aquele escolhido pelo corpo. — Depois do almoço, o estômago está cheio de coisas para digerir e durante a digestão ocorre uma ação química que faz com que o cérebro fique ligeiramente letárgico — detalha.

Além disso, Garay recomenda como condições ideais dormir em um lugar com pouco ruído e pouca luz, mas não necessariamente escuro. — Em vez de deitar-se em uma cama, é aconselhável fazê-lo em uma poltrona confortável que não seja associada ao espaço de descanso noturno — acrescenta.

— Idealmente, o ambiente da soneca não deve ser o mesmo que o da noite, pois, caso contrário, pode induzir a uma soneca muito longa. A recomendação é fechar um pouco as cortinas, mas não necessariamente ficar no escuro e que seja em um ambiente calmo, mas não silencioso — adiciona Sol Segura Matos, neurologista infantil e especialista em medicina do sono.

Quanto às recomendações dos profissionais para adormecer rapidamente durante a soneca, um dos conselhos é usar o ruído branco, que é uma técnica de mascaramento de som para bloquear ou reduzir os ruídos indesejados.

Segura Matos explica que, caso haja tentação de prolongar a soneca, é útil definir um alarme acompanhado por um pouco de estímulo sonoro no ambiente.

— Para aqueles que têm ansiedade antecipatória e não conseguem dormir rapidamente, pode ser útil ter uma mini-rotina que pode ser, por exemplo, lavar o rosto, escovar os dentes, fechar as cortinas e/ou tocar uma playlist de ruído branco ou meditação e ver se isso ajuda na indução do sono — sugere.

Técnicas para despertar

Outras recomendações? Evite refeições muito calóricas nas horas anteriores à soneca e também o consumo de cafeína, pois é uma substância que pode interferir no descanso.

Ferrero cita o exemplo de pacientes que empregam técnicas para não usar um alarme ou entrar em estágios de sono profundo. — Alguns deitam com uma chave ou objeto na mão para que, quando os músculos começarem a relaxar e entrarem em sono profundo, o que estiverem segurando caia no chão e esse barulho os acorde — relata.

Garay destaca uma questão essencial: geralmente, aqueles que dormem mal à noite encontram nas sonecas prolongadas um alívio para seus sintomas de insônia ou ansiedade noturna.

— O que eles não sabem é que, a longo prazo, isso dificulta a consolidação do sono noturno, motivo pelo qual a recomendação é consultar um especialista em medicina do sono sobre o problema — diz.

Ele também acrescenta que, nesses casos, é recomendável adotar medidas de higiene do sono, como técnicas de relaxamento, respiração, atividades como yoga ou tai-chi e terapia cognitivo-comportamental.

Além disso, o especialista destaca que, à medida que envelhecemos, a duração do sono diminui, enquanto, quanto mais jovens somos, a duração é maior.

Da mesma forma, o médico comenta que, em relação à renda, está comprovado que uma pessoa de baixo nível social/econômico tende a tirar mais sonecas do que alguém de alto nível socioeconômico. — Isso nos mostra que também há uma forte influência cultural nesse hábito — acrescenta.

Eles surgiram recentemente na cidade como uma opção para descansar um pouco e voltar ao trabalho com mais energia.

Para dar uma relaxada

Em 2022, a empresa de venda de colchões Calm inaugurou seu primeiro siestario em Palermo. Devido ao sucesso e ao fato de representar entre 8% e 10% de suas receitas, os proprietários foram incentivados a abrir um segundo espaço de descanso diurno.

Localizado em um ponto-chave da cidade de Buenos Aires, este lugar íntimo e tranquilo está situado no segundo andar da fábrica de colchões e, menos de um ano após seu lançamento, o local tem poucos horários disponíveis para reserva.

— Entendemos que, para aumentar a compra de colchões, não havia opção melhor do que os interessados terem a experiência de experimentá-los. Quando pensamos em como fazer isso, surgiu o tema dos cochilos e a tendência global dos siestarios — diz Matías Burstein, proprietário da empresa.

O local funciona de segunda a sexta-feira, em três turnos diários e com um intervalo de uma hora para limpeza e organização do local.

Entre uma aula e outra

As instituições acadêmicas não ficam para trás na tendência. Este é o caso da Universidade Argentina de la Empresa (UADE), onde existem vários espaços para que alunos e professores possam fazer uma pausa breve.

— Há algum tempo, estavam fazendo obras no prédio e, quando a faculdade foi inaugurada com as novas instalações, foram criados diferentes espaços em vários subsolos onde você pode ir e se acomodar para descansar — conta Luis Mangini, aluno da instituição.

O jovem revela que também há uma siestaria de uso exclusivo para os professores.

"Vamos dar uma volta no gramado": pode-se pensar que essa frase se refere à uma caminha ao ar livre. No entanto, não é o caso da Faculdade de Arquitetura, Design e Urbanismo (FADU) da Universidade de Buenos Aires (UBA), onde os alunos chamam de 'gramado' a siestaria metálica e de madeira que é revestida com grama sintética e está localizada no centro do prédio.

Este espaço foi criado por seis alunos de Arquitetura que ganharam um concurso estudantil e desenvolveram o projeto com o objetivo de proporcionar um momento de lazer e descanso para os alunos.

Segundo os frequentadores, o espaço é muito disputado e tem como horário de pico entre 13h e 14h, coincidindo com o horário em que a maioria das aulas termina e há um intervalo para retomar a próxima aula.